Neste artigo iremos mostrar como um jornalista consegue informações relevantes publicadas no Diário Oficial da União para usá-las no apoio ao desenvolvimento de artigos sobre os principais acontecimentos do Poder Executivo Federal.
São assuntos relacionados aos órgãos como a Presidência da República, todos os Ministérios (Saúde, Educação, Economia, Justiça etc), Secretaria-Geral, Secretaria de Governo, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União, entre outros.
Ao final do artigo você conhecerá duas formas de obter estas informações, ou fazendo busca manualmente, ou então através da nossa ferramenta, que facilita e automatiza esta tarefa, recebendo estas informações diariamente em seu e-mail e Telegram.
Se você é jornalista e tem interesse nestas informações, acompanhe conosco este artigo!
Para entender melhor como funciona, veja a seguir alguns artigos que utilizam informações de publicações do Diário Oficial da União.
Uma matéria do Correio Braziliente acerca da exoneração do até então Ministro da Justiça é um ótimo exemplo. No artigo é citado:
A exoneração do ex-juiz federal Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no início da noite desta sexta-feira (24/4). Moro anunciou seu pedido de demissão na manhã desta sexta-feira (24/4) após acusar presidente Jair Bolsonaro de tentativas reiteradas de intervenção política na Polícia Federal.
Ou seja, quando foi publicada a exoneração no dia 24, caso você estivesse monitorando o termo Ministério da Justiça, Jair Messias Bolsonaro ou então Sérgio Fernando Moro, seria avisado da publicação neste mesmo dia.
Outro exemplo é sobre o Medida Privisória 956, onde é tratado o Auxílio Emergencial pago aos trabalhadores informais em meio à pandemia causada pelo coronavirus. A seção de economia do portal de notícias G1 publicou uma edição feita pelo governo e assinada pelo então Ministro da Economia Paulo Guedes.
Neste exemplo, você seria alertado caso estivesse monitorando termos como Medida Provisória, Paulo Guedes ou então Ministério da Economia.
A seguir veja um exemplo de uma outra medida provisória, a MP 963/2020, que foi publicada em 07/05/2020.
O site São Carlos Agora publicou uma matéria sobre a convocação de mais de 100 profissionais para trabalharem de forma emergencial no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Alertas seriam disparados caso estivesse monitorando assuntos como EBSERH, UFSCar, processo seletivo ou então Centros de Operações de Emergências.
Como pode ver com os exemplos apresentados, são diversas possibilidades e formas diferentes para obter informações relevantes publicadas diariamente. Em média são publicadas 500 páginas todos os dias, e com certeza existem assuntos interessantes na sua área de atuação como jornalista.
Existem algumas maneiras para acompanhar as publicações do Diário Oficial da União. Neste artigo iremos citar duas formas diferentes, e você pode escolher a mais adequada de acordo com suas necessidades.
1) ACESSO AO SITE DA IMPRENSA NACIONAL
Uma delas, é acessar diariamente a página da Imprensa Nacional e fazer manualmente as buscas de acordo com os seus interesses. Caso seu interesse seja um ou dois assuntos, é uma tarefa que funciona.
Desvantagens desta maneira é o tempo perdido, e a falta de um processo definido para acompanhar os seus assuntos de interesse, podendo perder publicações e também minutos ou até mesmo horas de trabalho diariamente.
2) FERRAMENTA ALERTAS DIÁRIO OFICIAL
Já a segunda maneira de acompanhar publicações no Diário Oficial da União, é utilizando a nossa ferramenta Alertas Diário Oficial, que automatiza esta tarefa para você.
A ferramenta funciona pesquisando diariamente em todas as páginas do DOU os seus assuntos de interesse cadastrados. Ao encontrar algum dos seus interesses, um alerta é enviado para seu e-mail e Telegram.
Simples assim!
Alguns dos mais de 35.000 usuários possuem quase 2.000 termos de interesse cadastrados e já estão recebendo seus alertas diariamente.
O cadastro é feito por este link.
Como foi possível acompanhar neste artigo, é possível obter informações relevantes no Diário Oficial da União, canal oficial do governo para publicação de portarias, decretos, nomeações, exonerações, medidas provisórias entre outros assuntos que rendem informações para matérias jornalísticas.
Caso tenha gostado, compartilhe com seus colegas, e não deixe de se cadastrar agora mesmo.